Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonese
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoneseAmazonese
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

UGPE avança no processo de regularização de imóveis dos parques residenciais antigos do Prosamin+

25 de setembro de 2025
Compartilhar

Ação foi realizada no habitacional Mestre Chico, na zona sul, onde 180 famílias serão beneficiadas com o título definitivo

Foto: Paula Pessoa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), avança no processo de regularização dos imóveis dos parques residenciais construídos nas primeiras fases do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

Os habitacionais foram entregues em gestões passadas, sem que os moradores recebessem os títulos definitivos dos imóveis. Na atual fase do programa, os apartamentos já são entregues aos beneficiários com o documento.

O processo já foi concluído nos parques residenciais São Raimundo e Gilberto Mestrinho, com os títulos já entregues às famílias.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

A atividade de sensibilização e atualização cadastral foi realizada, desta vez, no Residencial Mestre Chico II, onde 180 famílias serão beneficiadas com a entrega do título definitivo de propriedade. O trabalho teve início na quarta-feira (24/09) e seguiu até esta quinta-feira (25/09).

Durante esse período, um grupo de assistentes sociais da UGPE coletou, junto aos moradores, dados pessoais, atualizando a situação socioeconômica das famílias e repassando as informações necessárias para o processo de regularização, que será feito pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a regularização fundiária é uma determinação do governador Wilson Lima, com o objetivo de corrigir uma distorção deixada por gestões anteriores, que entregaram os apartamentos sem garantir o título de propriedade aos beneficiários.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

“São unidades habitacionais cujas famílias ainda não possuem o título definitivo de seus imóveis. Por isso, o governador nos confiou essa missão e, desde o início da atual gestão, temos trabalhado para concluir esse processo de regularização”, afirmou Campêlo.

O secretário destacou ainda que, nos Parques Residenciais Rodrigo Otávio e Maués, do Prosamin+, os imóveis já foram entregues com o título definitivo, e, atualmente, já está sendo trabalhada a formalização de condomínio para que os moradores possam registrar o documento junto ao cartório.

A moradora do Residencial Mestre Chico II, Bianca Mendonça, de 30 anos, contou que o documento é uma conquista muito importante. “Estava aguardando há muito tempo e vai ser muito útil pra nós. É uma sensação boa, de alívio. Agora a gente pode dizer que é nosso de verdade”, disse.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

A subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, explica que as ações de sensibilização relacionadas à regularização fundiária são a porta de entrada para atualizar o status de ocupação das unidades habitacionais. Esse processo permite identificar o nível de mudança nas moradias e se as famílias realizaram algum tipo de modificação nos imóveis.

“Esses dados que coletamos vão subsidiar a Suhab nesta etapa de formalização do processo administrativo para a emissão do título definitivo. Essas ações também integram o processo de mobilização para a constituição do condomínio, já que, a partir do momento em que a família recebe o título definitivo, somente com a criação do condomínio é possível registrar o imóvel em cartório”, explicou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Servidores da Adaf recebem treinamento on-line acerca da praga Vassoura-de-Bruxa da Mandioca

25 de setembro de 2025
Amazonas

Expoagro 2025: Sepror promove concursos de queijo, doce de leite, de raças de animais e torneio leiteiro

25 de setembro de 2025
Amazonas

Alunos do CETI Áurea Pinheiro Braga participam de Gincana do Conhecimento sobre a COP30

25 de setembro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca novos candidatos do PSS para áreas indígenas e interior do Amazonas

25 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas apresenta potencial da Zona Franca a representante da Embaixada da França

25 de setembro de 2025
Amazonas

Projeto Mais Vida promove caminhada na Ponte Rio Negro em campanha de valorização à vida

25 de setembro de 2025
Amazonas

Expoagro 2025: ADS terá espaço exclusivo com Feira, Polo Moveleiro e vitrine com produtos subsidiados

25 de setembro de 2025
Amazonas

Educar para Respeitar o Envelhecer: Programação incentiva reflexões em estudantes do Ensino Fundamental

25 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca avanços na proteção de crianças e adolescentes com o primeiro Centro Integrado de gestão estadual do Brasil

25 de setembro de 2025
Amazonas

Setembro Amarelo: FVS-RCP articula prevenção contínua ao suicídio e às lesões autoprovocadas

25 de setembro de 2025
Amazonas

Detran-AM comemora 53 anos com ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito

25 de setembro de 2025
Amazonas

Em Manacapuru, Idam coordena duas programações de capacitação sobre boas práticas na agricultura e combate de pragas

25 de setembro de 2025
AmazoneseAmazonese