Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonese
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoneseAmazonese
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Em São Sebastião do Uatumã, Idam conduz colheita experimental com diversas variedades de mandioca

15 de maio de 2026
Compartilhar

Atividade teve como objetivo avaliar o desempenho de múltiplas variedades

Fotos: Divulgação/IdamO Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) conduziu, na quinta-feira (14/05), a colheita da Unidade Demonstrativa (UD) de mandioca em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus). Durante a ação, foram executadas a colheita e a pesagem das raízes, avaliando tanto as variedades disponibilizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) quanto as tradicionalmente cultivadas pelos agricultores da região.

“Os resultados preliminares atestaram o alto potencial produtivo do plantio. Avaliamos as variedades BRS Jacundá e BRS Purus, desenvolvidas pela Embrapa, e as variedades Brasileirinha e 6 Meses, cultivadas pelos agricultores locais”, explicou a gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes.

Segundo a gerente, observou-se que a variedade local Brasileirinha alcançou 6,15 quilos, seguida pelas cultivares da Embrapa: BRS Purus com 4,67 quilos e BRS Jacundá com 3,77 quilos. E a variedade 6 Meses registrou 2,85 quilos.

Além da avaliação produtiva, a iniciativa promoveu a distribuição de manivas-semente para dez agricultores parceiros, representantes das localidades da Estrada da Integração, Rio Cubuacá (Associação ASTAPSEU) e Rio Jatapu. O encontro contou, ainda, com a participação da equipe técnica da UnLoc Idam/Urucará, que acompanhou os trabalhos e também recebeu lotes de manivas para a implantação de unidades de multiplicação em sua região.

Fotos: Divulgação/IdamUnidade Demonstrativa

Instalada na propriedade do agricultor Artur Franklin Lopes Simões e localizada no Ramal do Tapaji, km 3 da Estrada da Integração, a UD de Mandioca de São Sebastião do Uatumã é coordenada pelo técnico Felipe Miranda de Carvalho.

A proposta tem como o objetivo apresentar ao público beneficiado novas tecnologias relacionadas ao cultivo de mandioca, principalmente no tocante às boas práticas de cultivo, e servindo como modelo replicável para outras comunidades, promovendo a difusão de tecnologias simples, eficazes e respeitosas à realidade local.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

CGE-AM promove Dia de Conscientização Ambiental e reforça compromisso com a sustentabilidade no serviço público

12 de junho de 2026
Amazonas

Junho Ambiental 2026: Andréa Vulcanis aborda caminhos para o licenciamento ambiental no Amazonas

12 de junho de 2026
Amazonas

SES-AM leva consultas, exames e serviços especializados de saúde ao Governo Presente em Iranduba

12 de junho de 2026
Amazonas

Projetos de escolas da rede pública estadual promovem educação artística para estudantes no âmbito do Proenarte

12 de junho de 2026
Amazonas

Governo Presente: Afeam abre mais de R$ 500 mil em linhas de financiamentos para Iranduba

12 de junho de 2026
Amazonas

Capacitação em manejo de morcegos reforça vigilância da raiva no sul do Amazonas

12 de junho de 2026