Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonese
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoneseAmazonese
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Desenvolvimento sustentável: Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025

8 de julho de 2025
Compartilhar


Há 36 minutos

Conjunto de ações é uma versão regionalizada adaptada às particularidades e aos desafios ambientais locais

Foto: Isaac Maia / Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) lançou nesta terça-feira (08/07) o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável – Plano ABC+ Amazonas 2025. O conjunto de medidas prevê, até 2030, a recuperação de pastagens degradadas, adoção sistemas de plantio direto de grãos e hortaliças, sistemas de integração de lavoura pecuária, floresta e agroflorestais, bioinsumos, sistemas de irrigação, e manejo de resíduos de produção, entre outras ações.

A íntegra do projeto está disponível no site da Sepror ou no link: https://www.sepror.am.gov.br/planoabcamazonas/

De acordo com o secretário de Estado de Produção Rural, Daniel Borges, foi criado um grupo gestor do Plano ABC+, coordenado pelo Governo do Estado, que visa possibilitar uma forma sustentável com a agricultura de baixa emissão de carbono, transformando em oportunidades e geração de renda aos agricultores.

“Com essa grande conquista ao Amazonas, vamos proporcionar novas alternativas para investimentos no setor primário. Vamos criar novos mecanismos para mostrar à sociedade que é possível produzir alimentos de forma sustentável, conciliando produção rural com sustentabilidade”, avaliou Borges.

Foto: Isaac Maia / Sepror

Plano ABC+ Amazonas 2025 é uma versão regionalizada de um dos principais instrumentos da política agrícola brasileira para a promoção da sustentabilidade, incluindo a redução de emissões de gases de efeito estufa e enfrentamento dos efeitos adversos das mudanças climáticas na agropecuária.

“Eu não tenho dúvidas que esse plano está muito bem elaborado, pois ele foi escrito por técnicos que conhecem a realidade dos produtores rurais e do nosso bioma amazônico. Isso é fruto de muita pesquisa e conhecimento científico”, disse o presidente OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior.

O Plano ABC+ Amazonas prevê até 2030 a recuperação de pastagens degradadas, adoção sistemas de plantio direto de grãos e hortaliças, sistemas de integração de lavoura pecuária floresta e agroflorestais, bioinsumos, sistemas de irrigação, manejo de resíduos de produção animal, terminação intensiva de bovinos e redução de vulnerabilidade e aumento da resiliência dos sistemas de produção agropecuários em todo o estado.

A Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Amazonas, Dionísia Campos, relata que o Governo do Estado, por meio da Sepror, ao lançar o Plano ABC+ confirma o compromisso com os produtores rurais para o desenvolvimento do setor primário amazonense.

Foto: Isaac Maia / Sepror

“O plano está muito bem detalhado com medidas concretas para fortalecer a produção rural com sustentabilidade. Com os apoios de todos os agentes governamentais e financeiros vamos avançar cada vez mais”, diz Dionísia.

O Plano ABC+ é do Governo Federal, administrado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio de Grupos Gestores que são formados em cada estado.

No Amazonas, também estão atuando no Plano representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas (Sebrae), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Banco da Amazônia S/A (Basa).

O lançamento do plano aconteceu na sede da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM), no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Centro Suzuki Amazonas realiza recitais com alunos nos dias 12 e 19 de julho no Palácio da Justiça

9 de julho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins reforça internacionalização do Amazonas como destino turístico

9 de julho de 2025
Amazonas

Saúde reforça preparo técnico para enfrentamento de doenças transmissíveis no Amazonas

9 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam aplica multa de R$ 105,5 mil por terraplanagem irregular em Área de Preservação Permanente no Tarumã-Açu

9 de julho de 2025
Amazonas

‘Amor em Canções’ une vozes e violões do Liceu de Artes em apresentação gratuita no Teatro da Instalação

9 de julho de 2025
Amazonas

Festival de Férias movimenta o Palacete Provincial com oficinas, teatro e lendas amazônicas

9 de julho de 2025
AmazoneseAmazonese