Há 32 minutos
Campanha é voltada para os operários e para os moradores das comunidades do entorno

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
A Campanha Abril Verde, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), teve abertura oficial nesta sexta-feira (25/04), no canteiro de obras da Comunidade da Sharp, zona leste de Manaus, onde ocorrem as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O objetivo é reforçar a importância da segurança e saúde nos ambientes de trabalho, especialmente nos canteiros de obras, de forma a garantir total segurança a operários e comunidade do entorno.
Com o tema “Segurança e saúde para todos: comunidade e obras em harmonia”, as ações serão realizadas até o dia 30 abril, nos canteiros de obras das unidades habitacionais da Comunidade da Sharp e também da Manaus 2000 e do Residencial Maués, ambos na zona sul de Manaus. O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, participou da solenidade de abertura da campanha.
A campanha, segundo ele, além de abordar os riscos para quem não integra ou está ambientado aos locais das obras, promove a valorização dos operários, por meio de palestras, atividades físicas, entre outras ações. “O Abril Verde também é um reforço das ações do Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS), que é um conjunto de políticas, procedimentos e práticas que adotamos em todas as ações, visando à redução dos impactos ambientais das atividades realizadas e garantir a segurança dos trabalhadores.
Marcellus Campêlo destacou que o Abril Verde é um momento fundamental para reafirmar o compromisso com a segurança e a saúde nos canteiros de obras. “Mais do que construir moradias, estamos construindo dignidade, e isso passa, necessariamente, pela valorização dos operários que, dia após dia, dedicam seu esforço para que o sonho da casa própria dos beneficiários do Prosamin+ se torne realidade”, pontuou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Nesta sexta-feira, aproximadamente 100 operários acompanharam a abertura do evento e participaram de uma atividade laboral, ministrada pelo educador físico da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), Valmir Júnior.
Nos três canteiros de obras do Prosamin+, as ações serão realizadas em dois momentos: a primeira parte pela manhã, iniciando com um café da manhã, voltada às equipes de operários, além de exercícios laborais para a prevenção de lesões e melhoria do bem-estar, além de palestras sobre saúde mental e motivação, ou sobre direitos trabalhistas e a prevenção de acidentes. À tarde, as ações são voltadas às comunidades, com palestras sobre os impactos temporários das obras na qualidade de vida da comunidade.
Integração
O subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, chama a atenção para o fato de que, em 2025, as ações do Abril Verde se estenderam para outros municípios, que estão com obras em andamento pelo órgão, como em Parintins, onde está sendo executado o Programa de Saneamento Integrado (Prosai).
Segundo ele, desde que as ações do Abril Verde tiveram início dentro da UGPE, em 2019, a campanha vem sendo realizada nas obras do órgão, e este ano se estenderam para o Prosai Parintins, com abordagens voltadas à saúde do trabalhador, à segurança, ao cuidado com os fatores psicossociais.
“Neste ano conseguimos levar também para outros municípios que ainda não haviam sido contemplados, como Nhamundá, onde temos obras de um hospital, e que precisam também desse olhar voltado ao trabalhador. Então, a cada ano que passa, a gente consegue ampliar as atividades da campanha Abril Verde”, comenta.
Prevenção
Instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Abril Verde é uma campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho, promovida ao longo do mês de abril. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, incentivando empresas, trabalhadores e a sociedade a adotarem práticas mais seguras.
A escolha do mês se deve ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Durante a campanha, empresas, órgãos públicos e instituições realizam palestras, treinamentos e ações para reforçar a importância da prevenção no ambiente de trabalho.
Prosamin+
As obras do Prosamin+ estão em execução no trecho do Igarapé do Quarenta, entre a avenida Manaus 2000, bairro Japiim, e a Comunidade da Sharp, bairro Armando Mendes, de onde serão reassentadas, no total, mais de 2,7 mil famílias. Estão previstas a construção de 808 unidades habitacionais, além de obras de saneamento básico, urbanização e reflorestamento.
Os investimentos são de U$ 114 milhões, sendo U$ 80 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida estadual de U$ 34 milhões. A parte financiada pelo BID trata-se de empréstimo que será pago pelo Governo do Estado. As obras iniciaram em 2022 e devem seguir até 2027.