Durante os festejos juninos, o Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, ganhou uma presença especial: a Tenda Lilás, projeto itinerante do Ministério das Mulheres, esteve no local nos dias 24 e 25 de junho levando informação, acolhimento e orientação sobre os direitos das mulheres a quem passava por ali.
O enfrentamento à violência contra as mulheres depende do envolvimento de toda a sociedade. Ao longo dos dois dias, a equipe orientou a população sobre os diferentes tipos de violência, divulgou canais de denúncia como o Ligue 180 e chamou atenção para a importância de reconhecer os primeiros sinais de agressão antes que evoluam para casos de feminicídio.
A assessora especial de Participação Social e Diversidade do Ministério das Mulheres, Kênia Figueiredo, destacou que a violência não começa com a agressão física, mas com comportamentos que muitas vezes acabam sendo naturalizados. “A violência tem vários ciclos. Ela não começa matando, ela começa humilhando, desqualificando a mulher até chegar a uma fase em que o feminicídio acontece. Não podemos naturalizar esse tipo de comportamento. É preciso proteger, denunciar e ligar para o 180”, afirmou.
Durante os dois dias de atividades, das 8h às 18h, a Tenda Lilás ofereceu materiais educativos sobre a Lei Maria da Penha, prevenção ao feminicídio, direitos das mulheres, serviços especializados disponíveis em João Pessoa e informações sobre a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Além da distribuição desse material, o espaço promoveu rodas de conversa, atendimentos especializados, atividades culturais e ações de mobilização social voltadas à autonomia econômica das mulheres, à participação social e ao acesso a políticas públicas.
Acolhimento e informação
Quem passou pela rodoviária também aprovou a iniciativa. A psicóloga Jaqueline Facine, de São Paulo, que visitava a Paraíba, destacou a importância do acolhimento às vítimas como primeiro passo para romper o ciclo da violência. “É um trabalho essencial porque a pessoa precisa se sentir segura para conseguir falar sobre a violência que está vivendo. O acolhimento é o primeiro passo para romper esse processo”, disse.
Mobilização por todo o país
Criada pelo Ministério das Mulheres em dezembro de 2025 — com a primeira edição realizada na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília (DF) —, a Tenda Lilás vem percorrendo diferentes estados brasileiros para levar informação, orientação e acolhimento a mulheres em espaços de grande circulação de pessoas.
Em 2026, a ação já passou pelo Distrito Federal e por 22 estados brasileiros. Ao chegar a João Pessoa, a iniciativa reafirma o compromisso do Ministério das Mulheres com a ampliação do acesso à informação, à orientação e aos serviços de proteção, especialmente em períodos de grande circulação de pessoas, quando campanhas de conscientização e prevenção alcançam um público ainda mais amplo.
