Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonese
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoneseAmazonese
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura leva vacinação antirrábica a protetores e abrigos de animais

16 de dezembro de 2025
Compartilhar

Nas últimas semanas da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal deste ano, a Prefeitura de Manaus oferta o serviço em domicílio para protetores e abrigos que contam com grande número de cães e gatos ainda não imunizados. A etapa urbana da ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, segue ainda com a oferta da vacinação nos bairros e em 52 pontos fixos, até o dia 29/12.

O gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, explica que protetores e abrigos com pelo menos cinco animais, cães e gatos, podem solicitar o atendimento das equipes de vacinadores do órgão municipal pelo WhatsApp, no número (92) 98842-8359, bastando informar endereço e nome completo do responsável na mensagem.

“Apesar de estarmos chegando ao final da campanha, estabelecemos uma boa logística e esperamos atender as demandas de protetores e abrigos de animais pelo serviço de vacinação em um prazo de até 48 horas”, informa o gerente.

Em paralelo ao atendimento sob demanda, as equipes do CCZ Manaus continuam com a vacinação de casa em casa, em todos os bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Oeste. A estratégia iniciou em outubro, com visitas feitas por duplas de vacinadores e registradores, devidamente identificados e uniformizados, de segunda-feira a sábado, em dias úteis, sempre no período matutino.

“Neste momento, já passamos pelas ruas de todos os bairros, e agora estamos fazendo uma revisão, voltando às áreas com maior população animal para atender os tutores que não tiveram os animais vacinados na primeira passagem”, relata Rodrigo.

Para ampliar o acesso dos tutores, o serviço de vacinação de cães e gatos contra a raiva está sendo ofertado também em 52 pontos fixos, dentre eles o CCZ Manaus, na zona Oeste, e os centros de convivência Prefeito José Fernandes, na zona Leste, e Padre Pedro Vignola, na zona Norte, além de clínicas veterinárias parceiras da iniciativa, distribuídas por toda a cidade.

A lista de pontos, com endereços, dias e horários de atendimento, pode ser conferida em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/. 

Controle e erradicação

A campanha de vacinação antirrábica animal integra as estratégias da gestão municipal para controle e erradicação da raiva, sendo realizada anualmente para proteger tanto os animais quanto os seres humanos da doença. “A campanha deste ano iniciou no dia 1º/10 e está se encerrando, no dia 29, após três meses de atividades, mais do que os 45 dias de duração das edições anteriores”, pontua Rodrigo Araújo.

O gerente do CCZ Manaus enfatiza a importância da adesão dos tutores de cães e gatos à vacinação, salientando os registros cada vez mais frequentes de casos de raiva em localidades por todo o país. “Há pouco tempo, foram confirmados casos em bovinos em Presidente Figueiredo. Isso reforça a importância da população vacinar seus animais, e assim prevenir a reintrodução e circulação do vírus na nossa cidade”.

Rodrigo assinala que a raiva é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso e pode levar vítimas não vacinadas à morte em praticamente 100% dos casos. O vírus rábico, ele explica, pode ser transmitido para as pessoas por meio do contato com a saliva de animais infectados, principalmente por mordida ou arranhadura. Entre eles se incluem não só caninos, felinos, bovinos e equinos, como ainda animais silvestres, como morcegos e macacos.

“Caso seja atacada por um cão, um gato ou um animal silvestre, a pessoa deve primeiramente lavar o ferimento com água e sabão. Em seguida, deve buscar uma unidade básica para orientações e, caso necessário, encaminhamento para tratamento de profilaxia”, orienta.

Balanço

Ao todo, 206.489 animais, sendo 134.540 caninos e 71.949 felinos, receberam a vacina contra a raiva na etapa urbana da campanha municipal, até a segunda-feira, 15/12. A etapa rural da estratégia, realizada de abril a junho deste ano, nas comunidades fluviais e terrestres do município, alcançou um total de 6.775 animais vacinados, dentre eles 5.225 cães e 1.550 gatos.

A meta da campanha neste ano é imunizar 282.400 animais, dos quais 202.400 cães e 80 mil gatos. Para mais informações ou dúvidas sobre a ação, a população pode entrar em contato com o CCZ Manaus, por meio do WhatsApp, nos números (92) 98842-8359 e 98842-8484.

—— —– —– Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Divulgação / Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Esporotricose humana é tema de episódio do podcast da Semsa

17 de dezembro de 2025
Manaus

MMT comemora 20 anos com celebração especial de Natal

17 de dezembro de 2025
Manaus

Prevenção do câncer de pele é foco de ação em USF

17 de dezembro de 2025
Manaus

Prefeitura começa 2026 com desconto de 20% para licenciamento anual de engenhos de publicidade

17 de dezembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus executa obra emergencial de contenção

17 de dezembro de 2025
Manaus

Alinhamento estratégico e calendário anual da Ageman

17 de dezembro de 2025